Home / Ambiental

Ambiental

A geração de particulados (poeira) é inerente ao processo de fabricação de cimento. Ciente deste impacto e visando minimizá-lo e/ou eliminá-lo, a Cimento Verde do Brasil instalou filtros de manga em toda sua área de fabricação.

filtro_mangafiltro_manga_comp


 

escoria

Visando o cuidado com o meio ambiente, bem como a melhoria no processo de fabricação do Cimento Açaí, O Grupo Ferroeste passou a granular toda escória líquida produzida nos altos fornos. “A escória é um resíduo gerado no processo de fabricação do ferro gusa e anteriormente, todo esse resíduo tinha como destino, o lixo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje, a escória líquida gerada nos AF’s são direcionadas para os granuladores através de canais, onde é resfriada bruscamente, por meio de jatos de água sob alta pressão. Não havendo tempo suficiente para formação de cristais, essa escória se granula “vitrificando” e recebe o nome de Escória Granulada de Alto-Forno.

 

 

 

A Escória Granulada de Alto-Forno apresenta-se, macroscopicamente, com um aspecto de uma areia grossa, quando bem granulada e sem contaminantes é muito importante para o processo.

A característica mais importante da Escória Granulada de Alto-Forno é sua capacidade hidráulica potencial, que permite que, quando moída e em contato com a água, ela endureça (propriedade cimentante).

1669 Visualizações Totais 2 Visualizações Hoje